Lello e Irmão, no Porto: a livraria do Harry Potter

Um dos primeiros passeios que eu fiz no Porto não foi a uma igreja ou museu. Eu visitei uma das livrarias mais bonitas do mundo, que ganhou esse reconhecimento internacional graças a uma certa autora britânica, que escreveu uma das melhores séries de fantasia de todos os tempos. Sim, estou falando de Harry Potter e J.K. Rowling. A livraria citada no título, a Lello e Irmãos, não só é uma instituição cultural para Porto, mas também inspirou a autora lá no início dos anos 90.

A história da Livraria Lello começa bem antes disso. Foi inaugurada em 1906, num prédio de arquitetura neogótica, onde as prateleiras de livros dividem espaço com uma escadaria rebuscada, vitrais e bustos de autores portugueses famosos, como Eça de Queirós e Antero de Quental. A inauguração da livraria movimentou a vida cultural da cidade e atraiu personalidades da época.

Livraria Lello e Irmao Porto Portugal

O espaço continuou sendo uma instituição para Porto e, quando a J.K. Rowling morou lá, de 1991 a 93, costumava passar na Lello para tomar um café. Dizem que foi a cidade portuguesa que inspirou os uniformes dos estudantes bruxos, tal como as capas pretas que os universitários portugueses tradicionalmente usam. Além disso, o cenário da Livraria Lello teria inspirado a Floreios e Borrões, livraria que fica no Beco Diagonal, e a descrição de algumas salas de Hogwarts, como a escadaria do Dumbledore.

Livraria Lello Vitral

Nenhum dos filmes foi filmado na livraria, mas a beleza do local, combinada com a fama dos livros, fizeram com que a Lello e Irmão hoje chegue a receber quase 5 mil visitantes diários. Nos últimos anos, publicações importantes como a Lonely Planet, CNN e o The Guardian, colocaram o espaço em suas listas de livrarias mais belas do mundo.

livraria lello e irmao escadaria

Para tentar garantir a boa experiência de quem vai lá comprar livros, em 2011 eles tentaram proibir fotografias dentro do espaço. No início de 2015 as regras mudaram. Quando eu visitei o local, em abril, as fotos estavam liberadas.

Livraria Lello geral

Uma nova mudança para os visitantes acabou de ser instituída, em julho: agora, é preciso pagar para visitar a Lello e Irmãos. O voucher custa 3 euros, que pode ser convertido em descontos na compra de livros. Segundo um jornal português, também será permitido combinar vários vouchers para comprar de uma edição completa. Também está a venda o cartão “Amigo Livraria Lello”, que custa 10 euros, mas é válido para o ano todo.

Livraria Lello Porto Portugal

A livraria Lello e Irmão fica na Rua das Carmelitas, 144, Porto, Portugal. Os vouchers devem ser comprados na mesma rua, no Centro de Acolhimento na escultura Shelter.

O post Lello e Irmão, no Porto: a livraria do Harry Potter apareceu primeiro em 360meridianos.

360meridianos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *